O município de Teutônia já registrou 32 casos de dengue em 2025. Conforme o Painel de Casos do RS, do total, 30 são autóctones, ou seja, foram contraídos na região. Outros 33 permanecem sendo investigados pelo Laboratório Central do Rio Grande do Sul (Lacen RS).
Segundo informações da Vigilância em Saúde, cerca de 60% dos pacientes contaminados são moradores do bairro Canabarro. Destes, metade residem na região de divisa entre os municípios de Teutônia e Paverama. Os demais estão distribuídos entre os bairros Teutônia, Alesgut e Languiru.
A prefeitura destaca ainda que, dos 32 infectados, quatro foram diagnosticados com o sorotipo 2 do vírus da dengue (DENV-2), variação que é considerada a mais virulenta (com maior capacidade de se multiplicar no organismo e causar a doença).
Combate
Além das ações pontuais realizadas pela Vigilância Ambiental em Saúde, no sábado (22), a equipe recebeu reforços de fiscais da Vigilância Ambiental e da Vigilância Sanitária, de agentes de saúde e da Secretaria de Obras para a realização de um mutirão de limpeza do Bairro Canabarro. Com o objetivo de eliminar focos de larvas do Aedes aegypti, a ação foi realizada nas ruas Joaquim Odemar da Rosa, Erio Closs e Leopoldo Tiggemann. Foram recolhidos dois caminhões de entulhos.