Teutônia sedia, pela segunda vez, a Conferência Distrital de Rotaract Clubs (Codirc). O evento ocorre neste final de semana, 21 e 22, no Centro Evangélico Martin Luther e conta com a presença de cerca de 120 rotaractianos do Vale do Taquari, da Serra Gaúcha e do Alto Uruguai, que compõe o Distrito 4700. A primeira edição no município ocorreu em 2017.
O encontro, que marca o fim e o início de um novo ano rotário – compreendido entre 1º de julho e 30 de junho –, leva o tema “Culturas e tradições”. Neste ano, os participantes serão imersos na cultura germânica, predominante no município anfitrião.
“O objetivo principal da Codirc é destacar a cultura local, honrando nossas raízes e incentivando o apreço pelas danças tradicionais, pelo canto coral, pela música orquestral e, ao mesmo tempo, mostrar o potencial turístico de Teutônia”, destaca a presidente do evento, Ana Käfer.
Programação
A Codirc iniciou neste sábado, às 13h30. Os rotaractianos foram recepcionados pelos mascotes Téu e Tônia, ao som da Orquestra Henrique Uebel.
Ao longo da tarde, será realizada a fase final do Concurso Distrital de Oratória, em que cinco representantes de diferentes cidades terão seu desempenho avaliado por profissionais da área da comunicação. Entre os competidores, Bianca Anschau, de Teutônia. O vencedor desta etapa representará o Distrito 4700 em março, na Paraíba.
“O concurso é uma oportunidade para se desafiar a fazer algo novo, testar seus conhecimentos, além de abrir novas portas na vida pessoal, profissional e claro, no voluntariado”, afirma Ana. O cronograma do evento também inclui uma etapa do Concurso Distrital de Projetos, em que os clubes apresentarão projetos, já pré-selecionados, desenvolvidos durante todo o ano rotário em diferentes áreas.
Ainda no sábado, ocorrerá a posse da nova diretoria do ano rotário 2025-2026. À noite, após a janta, ocorrerá a festa que, nesta edição, será inspirada na Oktoberfest, festival originado em Munique, que celebra a cultura alemã. Os participantes estão convidados a vestir trajes típicos.
Já o domingo será dedicado à entrega de diversas premiações, honrarias e à integração dos participantes. “O evento também é sobre trazer as culturas à tona. A ideia é que as pessoas possam interagir entre elas, conhecer alguém novo e rever amigos que não veem há tempo”, ressalta a presidente.
Ela lembra ainda que, apesar deste evento ser exclusivo aos integrantes dos Rotaract Clubs, qualquer pessoa com mais de 18 anos e que tenha vontade de realizar trabalho voluntário pode conhecer a entidade e participar das atividades. “O Rotaract está sempre de portas abertas para as pessoas virem em uma reunião, conhecerem e participarem dos nossos projetos”. As reuniões ocorrem de forma semanal, nos domingos, na sala 59 da prefeitura de Teutônia.