Teutônia será o destino de tradicionalistas de diversas estâncias neste fim de semana. O município sedia o 34º Rodeio Artístico Regional. Promovido pelo CTG Rincão das Coxilhas, o evento é um dos mais tradicionais do estado e destaca a arte nativa em suas diferentes modalidades. Neste ano, serão 19. Embora a abertura oficial esteja prevista para o sábado, 21, às 18h30min, as apresentações individuais e coletivas devem iniciar a partir das 8h, inclusive no domingo, 22.
Os artistas vão se apresentar em quatro palcos, montados no CTG e na Associação Pró-Desenvolvimento de Languiru (APDL). Os participantes serão divididos em seis categorias, conforme a faixa etária: Pré-Mirim, Mirim, Juvenil, Adulto, Veterano e Xiru. Estão previstas declamações, contação de causos, trova, pajada, além de canto, disputas de chula, danças de salão e invernadas. No âmbito instrumental, haverá disputa de diversos tipos de gaitas, violão, violino, bandoneon, entre outros.
Visibilidade e alta expectativa
Conforme a coordenadora da 24ª Região Tradicionalista (RT), Luce Carmen Mayer, a 34ª edição deverá ser uma das maiores dos últimos anos, especialmente por conta do empenho da patronagem do CTG e apoio do Executivo.
A expectativa é reunir cerca de mil artistas. Algumas modalidades, como a dança de salão e a declamação, abrangem várias categorias, da Pré-Mirim a Veterana, por exemplo. Além disso, o Rodeio deverá demonstrar a força das entidades do Vale do Taquari, uma vez que, das 43 invernadas inscritas, 42 representam a 24ª RT. Em relação às apresentações individuais, serão 307 participantes.
Outro fator que reforça a competitividade é a primeira etapa classificatória para o Encontro de Artes e Tradições Gaúchas (Enart), promovido anualmente em novembro pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), em Santa Cruz do Sul. Os vencedores na Categoria Adulto, que fazem parte da 24ª, avançarão para a Inter-Regional, marcada para os dias 27 e 28 de setembro, em Venâncio Aires. Após essa fase, serão definidos os representantes que irão para o Enart.
De acordo com a diretora artística do CTG Rincão das Coxilhas, Gabriela Aschebrock, os preparativos começaram ainda em 2024, quando a entidade foi escolhida como anfitriã do Rodeio. No início do ano, ocorreram reuniões para alinhar auxílios e o plano de trabalho.
“É gratificante poder realizar mais um evento dessa proporção em nossa entidade, viemos de um pós-pandemia com grupos reduzidos, poucos membros e agora demos um salto maravilhoso.“Será um grande evento para a nossa entidade”, avalia Gabriela. O CTG terá 87 representantes, divididos entre as invernadas, declamação, intérpretes solistas vocais, gaita de boca e violino.