15 de dezembro de 2025
26ºC | Parcialmente nublado

ATLETISMO

Teutoniense é campeão sul-americano no Paraguai

Caio Cavalheiro dos Santos conquistou duas medalhas de ouro nos Jogos Sul-Americanos Escolares

09/12/2025 | 17:01 Atualização: 09/12/2025 | 17:02
Caio Cavalheiro dos Santos (c) sagrou-se campeão nas provas de 150m rasos e no revezamento 5x80m. Foto: DIVULGAÇÃO
Caio Cavalheiro dos Santos (c) sagrou-se campeão nas provas de 150m rasos e no revezamento 5x80m. Foto: DIVULGAÇÃO

O jovem Caio Cavalheiro dos Santos, 14 anos, sagrou-se campeão nas provas de 150m rasos e no revezamento 5x80m dos XXIX Jogos Sul-Americanos Escolares, no sábado, 3. Ele integrou a Seleção Brasileira, que teve desempenho histórico na competição realizada entre 30 de novembro e 7 de dezembro, em Assunção, no Paraguai. Com cerca de 240 integrantes, a delegação da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) conquistou aproximadamente 85% das medalhas da competição, que reuniu mais de 1,5 mil estudantes-atletas de nove países em modalidades como atletismo, basquete, futsal, judô, natação, paranatação, tênis de mesa e voleibol.

Caio integra a Equipe de Atletismo Colégio Teutônia/Prefeitura de Teutônia/Sicredi/Acerte, que também conta com apoio da Prefeitura de Westfália. A convocação do atleta à Seleção Brasileira ocorreu após resultados expressivos em competições como os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) e o Campeonato Brasileiro de Atletismo, que o consolidaram como uma das principais revelações do atletismo gaúcho e brasileiro.

Talento precoce
O treinador Iurquen Roese recorda que o talento surgiu cedo. “No fim de 2024, o Caio foi indicado por um professor de Educação Física do município. Começou a treinar conosco em fevereiro de 2025 e logo mostrou ser muito rápido. Evoluiu tecnicamente, conquistou várias medalhas este ano e agora consagra-se campeão sul-americano escolar. Suas marcas são muito expressivas. O desempenho e dedicação permitem uma ótima perspectiva para os próximos anos como corredor de provas de velocidade de 100m a 400m”, projeta. Além do título no torneio continental, Caio ainda melhorou sua marca nos 150m, baixando de 16,64seg para 16,40seg.

Olimpíadas como foco
O jovem atleta relembra sua iniciação no esporte. “Comecei no atletismo no ano passado. Meu professor me inscreveu nos Jogos Interescolares de Teutônia (Jiteu) e ganhei todas as provas que disputei. Ali perceberam algum potencial. Fiz alguns testes no fim de 2024 e, no início de 2025, passei a treinar no Colégio Teutônia.”

Desde então, Caio acumula resultados expressivos: ouro nos 250m, 100m com barreiras e revezamento no Estadual Sub-16; prata nos 100m e 200m do Estadual Sub-18; campeão brasileiro dos JEBs nos 150m e no revezamento; vice-campeão brasileiro Sub-16 nos 250m, com quebra do recorde estadual; além dos dois ouros sul-americanos conquistados agora.

O atleta comemora a conquista e lembra da preparação. “Estou muito feliz. É um título que muitas pessoas buscam, foi meu principal objetivo desde que fui convocado. Treinava quatro ou cinco dias por semana.” Ele também destaca o alto nível dos adversários. “Esperava um bom desempenho, mas não nesse nível, pois havia adversários muito fortes, principalmente do Chile e da Argentina. A vitória nos 150m foi apertada, com o atleta do Chile apenas 0,09seg atrás. O tempo de 16,40seg me dá expectativa de seguir com bons resultados no próximo ano.”

Com o olhar voltado para o futuro, Caio revela seu maior sonho. “Quero representar o Brasil em uma Olimpíada e ser campeão. Me espelho no jamaicano Usain Bolt, recordista mundial dos 100m e 200m, com marcas ‘absurdas’”, finaliza. O jovem agradece ao treinador Iurquen, à família e aos amigos, que sempre o apoiam dentro e fora da pista.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.