10 de abril de 2025
19ºC | Chuvas esparsas

CAMINHADA ECUMÊNICA DAS LANTERNAS

Tradição e união marcam evento natalino em Teutônia

Atividade reuniu famílias para momentos de fé e cultura no Bairro Canabarro

20/12/2024 | 14:06 Atualização: 08/01/2025 | 10:11
Celebração foi conduzida pela pastora Cristiane Echelmeier e pelo padre Pedro José Ritter (Foto: Jéssica Bayer)
Celebração foi conduzida pela pastora Cristiane Echelmeier e pelo padre Pedro José Ritter (Foto: Jéssica Bayer)

Cerca de 200 pessoas participaram, em 14 de dezembro, da programação da Caminhada Ecumênica das Lanternas, evento que une tradição, fé e cultura no Bairro Canabarro, há mais de 30 anos. Também conhecida como Laternenfest, Festa das Lanternas ou Passeio das Lanternas, a celebração é organizada pela Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Teutônia Sul e pela Paróquia Nossa Senhora do Rosário, com apoio da comunidade local e de entidades.

A caminhada teve início em frente à Igreja Católica Matriz e seguiu até o pavilhão da Comunidade Evangélica Redentor, com pausas para momentos de oração e meditação. “A celebração é inspirada na tradição das lanternas, ligada ao Dia de São Martinho, comemorado em 11 de novembro, quando crianças costumavam sair ao anoitecer com lanternas, simbolizando a luz que guia a humanidade”, explicou o pastor e historiador Martin Dreher.

O evento simboliza a união das famílias e a força da fé, destacando a luz de Cristo como guia, especialmente neste período natalino. “É um momento de reunir as famílias, montar as lanternas com as crianças e viver em comunidade”, ressaltou a pastora Cristiane Echelmeier, da Paróquia Teutônia Sul.

Mesmo em tempos difíceis, como durante a pandemia, a Caminhada das Lanternas não deixou de acontecer. Naquele período, a bênção foi levada pelas ruas de Teutônia sobre um caminhão de bombeiros e um carro de som, levando conforto e esperança às pessoas em isolamento.

A celebração também reflete a importância da união ecumênica, que, para a pastora Cristiane, simboliza o amor de Jesus pela humanidade, capaz de unir as pessoas em um tempo tão significativo como o Advento. “Caminhar com a lanterna é um momento de fé, esperança e amor em Jesus, que traz a luz em meio às trevas deste mundo. Caminhar juntos fortalece a todos”, destacou.

Após a caminhada, o evento seguiu com apresentações culturais e artísticas no pavilhão da Comunidade Redentor. Entre os destaques estavam o espetáculo teatral Um Conto de Natal, do grupo Teatro Social, apresentações musicais dos grupos instrumentais da Paróquia Evangélica Teutônia Sul e danças alemãs com o grupo da Associação Artístico-Cultural Teutônia. A presença do Papai Noel encantou as crianças, que também aproveitaram os brinquedos infláveis montados especialmente para elas.

A Caminhada das Lanternas reafirma o valor da fé e da união comunitária, mantendo viva uma tradição que ilumina o coração de Teutônia.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.