Iniciaram nessa quarta-feira, 21, as obras de revitalização e implantação de novas pistas de circulação e divisórias na RSC-453 (Rota do Sol), no acesso a Boa Vista do Sul pela comunidade de São Silvestre. O trabalho está sendo realizado pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), mas o governo municipal, através da Secretaria de Obras, auxilia com o deslocamento de postes, retirada de parada de ônibus e na cedência de máquinas, caso necessário. A previsão é de que as adequações estejam concluídas até 15 de fevereiro.
De acordo com o Executivo, a obra é aguardada há anos e auxiliará na organização dos fluxos de entrada e saída do município, proporcionando mais segurança, visibilidade e fluidez ao tráfego. O pedido foi feito no início da atual gestão municipal, em 2025, diretamente ao presidente da EGR e também à Casa Civil, através do secretário Artur Lemos.
O local não contava com dispositivo adequado de acesso, como trevo ou pistas exclusivas, tornando a entrada no município perigosa para motoristas. A melhoria deve resolver um problema antigo enfrentado por caminhões que vinham no sentido Garibaldi – Boa Vista do Sul, que precisavam invadir a pista contrária para acessar o município, sem a visibilidade adequada.
Outro ponto crítico é o acesso para quem trafega no sentido Westfália – Boa Vista do Sul, que hoje ocorre de forma direta, cruzando a pista contrária, o que representa uma manobra arriscada. Com a readequação, o fluxo será organizado, reduzindo significativamente os riscos de acidentes.
“É um sonho da população sendo realizado, uma promessa cumprida. Essa intervenção representa um avanço histórico para a segurança viária da região, reforçando o compromisso com a proteção dos munícipes e também dos motoristas que passam pelo trajeto todos os dias, valorizando a comunidade e contribuindo com o desenvolvimento de Boa Vista do Sul”, explica a prefeita, Patrícia Lúcia Bagatini.