5 de fevereiro de 2026
35ºC | Tempo limpo

ATLETISMO

“Treinar é algo pelo qual me apaixonei de verdade”

Laura Brackmann Mallmann celebra bom momento e se prepara para os desafios de 2026, com foco em se manter na elite nacional

05/02/2026 | 15:02
Laura Brackmann Mallmann
Laura Brackmann Mallmann

Aos 16 anos, a atleta Laura Brackmann Mallmann vem se especializando tanto em corridas de meio-fundo (com até 3 mil metros de distância) quanto de fundo (distâncias acima de 5 mil metros). Após a primeira participação nos Jogos Interescolares de Teutônia (Jiteu) e da Sicredi Night Run, ambas no final de 2024, a teutoniense passou a se destacar em diferentes provas na região e no RS, chegando à convocação para a Seleção Brasileira que disputou o Sul-Americano de Cross Country, na Colômbia, em novembro de 2025. Estudante do 2°ano do Ensino Médio no Colégio Teutônia, a teutoniense se prepara para um ano repleto de competições.

O que te motivou a iniciar nas corridas?

Laura Brackmann Mallmann Iniciei bastante influenciada pela prática do futebol na escola, em casa e aos finais de semana, na Escolinha CPC, em Pontes Filho. Também porque senti necessidade de praticar uma atividade saudável, que influenciasse positivamente na minha saúde e no meu bem-estar.

Tens cuidados especiais com relação à alimentação? 

Laura Sim. Sempre procuro me alimentar de forma correta. Bebo muita água, como frutas, legumes e evito doces e farinhas. Acredito que a alimentação correta influencia diretamente no desempenho.

Desde que iniciaste, quais as principais conquistas alcançadas? 

Laura Conquistei campeonatos estaduais, medalhas de bronze em dois brasileiros e a participação com a Seleção Brasileira no Sul-Americano de Cross Country, em 2025.

O que representa a convocação para a Seleção Brasileira Sub-18?

Laura É algo indescritível. Foi muito importante para meu amadurecimento e crescimento, tanto como pessoa quanto como atleta. É o resultado de muito treino, uma conquista enorme alcançada em pouco tempo.

Como são realizadas as convocações para a Seleção Brasileira?

Laura Para ser chamada para o sul americano de pista, no atletismo, preciso ser a primeira ou a segunda melhor do Brasil; já para integrar a equipe no Cross Country, tenho que estar pelo menos entre as três melhores. Estou focada e vou tentar novamente obter ótimos índices para voltar a ser convocada.

Quais as perspectivas para o ano de 2026?

Laura Sempre estou com alguma competição em vista. Recentemente vencemos em octeto a Travessia Torres-Tramandaí (TTT); logo mais, em março, tem a Corrida Run More, em Estrela. Agora estou no período de preparação de base, com treinos de maior volume semanal, que dão uma base para que eu consiga correr os tiros mais fortes ao longo do ano. Já vinha com o apoio da Cresol e recebi o incentivo da Klain Alimentos, que está patrocinando mais alguns colegas atletas. O desejo sempre é representar muito bem os nomes dos apoiadores. O objetivo é vencer o Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul (Cergs), porque é a seletiva para os Jogos da Juventude. Pretendo medalhar lá e também no Brasileiro Sub-18, que será disputado em agosto e é um dos focos para este ano. A partir daí, tenho a possibilidade de ser convocada para participar do Campeonato Ibero Americano. O Sul Americano de Cross Country também entra no meu radar.

O que representa o esporte na tua vida? 

Laura Representa muita coisa. Foi tudo muito rápido e sempre me empenhei, com muita dedicação. Hoje, treinar é algo que eu adoro, pelo qual me apaixonei de verdade. Se Deus quiser, vai ser algo que vou levar como uma futura profissão, porque eu gosto muito.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.