Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Teutônia dessa terça-feira, 29, os vereadores aprovaram o projeto nº 55, que autoriza o município a apoiar a realização do 2º Rodeio Artístico e do 34º Rodeio Artístico Regional da 24ª Região Tradicionalista, promovidos pelo CTG Rincão das Coxilhas. Os eventos estão marcados para os dias 18 de maio e 20 e 21 de junho, respectivamente, na Associação Pró-Desenvolvimento de Languiru (APDL) e no CTG Rincão das Coxilhas, disponibilizando o valor máximo de R$ 14.756,70, exclusivamente para a disponibilização de estrutura de som necessária para as atividades.
Outro projeto do Executivo aprovado foi o nº 56, que autoriza a prorrogação de contratações temporárias e emergenciais de excepcional interesse público de professores de Matemática, dos Anos Iniciais e de Educação Física.
Tribuna
Neide Jaqueline Schwarz (PSDB) disse que desde o início do atual mandato está tentando uma audiência com o prefeito, mas que não obteve sucesso até o momento. Justificou seu pedido de informação encaminhado na sessão, apontando que das cinco ONG que defendem a causa animal em Teutônia apenas três foram convidadas a integrar o conselho municipal da área. Criticou a resposta que recebeu sobre o Departamento da Causa Animal, considerando que “o jurídico do Executivo está equivocado e mal informado”. Convidou para a audiência pública sobre a concessão dos pedágios, que será realizada no dia 6 de maio, às 19h, na Câmara de Vereadores de Teutônia.
Hélio Brandão da Silva (PSDB) falou sobre o funcionamento dos atendimentos do PA+ e pediu que as pessoas levem, no primeiro atendimento, além do cartão SUS atualizado, outro documento com foto. Mencionou uma investigação que estaria ocorrendo, através do Ministério Público, sobre eventuais “jeitinhos” que estariam sendo dados em determinadas secretarias municipais. Pediu que haja uma regulamentação mais severa sobre o abandono de animais.
Milton Stahlhöfer (PL) falou sobre sua viagem a Brasília (DF) e as visitas a deputados federais da Bancada Gaúcha, solicitando, em especial, recursos para o Polo de Saúde do Hospital Ouro Branco.
Moisés Bageston Cardozo (PSD) criticou os posicionamentos de Neide Schwarz em sua fala na sessão de 15 de abril, principalmente sobre as críticas a empresários e à classe política. Considerou estranho a vereadora dizer que não foi recebida pelo prefeito, citando que outros vereadores da oposição já estiveram reunidos com o chefe do Executivo. Mencionou a importância do início do desassoreamento dos arroios no município.
Márcio Vogel (MDB) justificou seu projeto, de nome de rua, e as indicações de sua autoria, encaminhadas na sessão.
Werner Wiebusch (PDT) lembrou a passagem de um ano da maior enchente que o RS viveu. Mencionou os prejuízos ocorridos em Teutônia, considerando que praticamente nada foi recuperado até agora. Considerou que a tragédia serviu para repensar a questão da preservação do meio ambiente e sobre construções em áreas de risco. Justificou as indicações de sua autoria, especialmente sobre a necessidade de recuperação do prédio do Museu Henrique Uebel, localizado junto à prefeitura.
Jeferson Körner (PDT) considerou o PA+ uma grande conquista da administração municipal anterior. Reforçou que é necessário apresentar o cartão SUS atualizado no atendimento e que as consultas são gratuitas para os moradores de Teutônia. Anunciou que os Microempreendedores Individuais (MEIs) têm até 31 de maio para fazer sua Declaração de Renda e que o serviço é prestado gratuitamente pela prefeitura, em horário de expediente.
Cláudia Cristina Frigo (Progressistas) enalteceu o convênio para uso do ginásio da Comunidade Evangélica Bethânia pelos alunos da Escola Bento Gonçalves, de Boa Vista, para utilização nas atividades de Educação Física. Ela elogiou o projeto que apoia rodeios artísticos, aprovado na sessão, e convidou para o evento “Pra sempre Rock Gaúcho”, que está sendo organizado pela Orquestra Henrique Uebel e diversas entidades, com o objetivo de arrecadar recursos para construção da UTI no Hospital Ouro Branco. O show contará com artistas convidados, como Thedy Correa, do grupo Nenhum de Nós, e será realizado no ginásio da Associação da Água, no dia 23 de maio, às 19h30, comemorando os 44 anos de Teutônia. Cláudia ainda alertou a comunidade sobre a dengue, informando que já são mais de 130 casos confirmados no município.