10 de abril de 2025
19ºC | Chuvas esparsas

Povo Responde

Você entende que um local adequado para abrigar animais é a solução para os pets abandonados e em situação de maus tratos?

16/01/2025 | 08:17 Atualização: 05/03/2025 | 14:37
Depoimentos do povo
Foto - Janice Maria Hagemann

"Considero que um local adequado para abrigar animais é parte da solução para os pets que foram abandonados e/ou resgatados de situações de maus tratos. No entanto, é inviável a criação de abrigos sem que a adoção seja o objetivo final destes, uma vez que, o pet ficar para sempre aos cuidados do abrigo, acaba se tornando inviável e é, também, uma forma de abandono. Creio que seja preciso, em conjunto com a criação de abrigos, um grande trabalho de conscientização da população para a importância de lares temporários e, principalmente, da adoção responsável. Não compre, adote! "

Janice Maria Hagemann - Teutônia

Foto - Magali da Costa Monteiro

"Acredito que um local para abrigar os animais de forma temporária é de suma importância, para não deixar em situação de vulnerabilidade, juntamente com um projeto de adoção. Porém não é a solução. Penso que teríamos que ter leis mais severas para punir quem abandona e para os agressores. "

Magali da Costa Monteiro - Teutônia

Foto - Pâmela Miguel

"Oferecer um local adequado para abrigar animais é uma solução importante para pets abandonados e em situação de maus-tratos, mas não é suficiente por si só. Embora abrigos possam proporcionar segurança, alimentação e cuidados básicos, é fundamental abordar as causas do abandono, como a falta de conscientização sobre guarda responsável e a ausência de políticas eficazes de castração e controle populacional. Além disso, campanhas de adoção, educação sobre o bem-estar animal e punições mais rígidas para os casos de maus-tratos também são essenciais para combater o problema de forma mais abrangente. "

Pâmela Miguel - Teutônia

Foto - Kauana Bervig

"Acredito que seja uma solução temporária, mas fundamental para recuperação dos animais recolhidos por maus tratos ou abandono. O ideal é que, assim que resgatados, passem pelo processo de castração, para que, futuramente, o número de animais que sofrem com isso seja reduzido e que sejam encaminhados para adoção em lares responsáveis, para pessoas que acolham com amor os animaizinhos. "

Kauana Bervig - Teutônia

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.