9 de agosto de 2025
15ºC | Tempo nublado

PREPARATIVOS PARA O ANIVERSÁRIO

“Westfália em Festa – 30 anos” terá entrada gratuita e ocorre em março de 2026

Feira multissetorial e programação cultural farão parte do evento que valoriza os potenciais do município. Lançamento ocorre em novembro

Por: Assessoria de Imprensa

07/08/2025 | 12:22
Comissão organizadora se reuniu nessa quarta-feira, 6, na Câmara, para tratar de temas centrais. Foto: Leandro Augusto Hamester/AI Westfália
Comissão organizadora se reuniu nessa quarta-feira, 6, na Câmara, para tratar de temas centrais. Foto: Leandro Augusto Hamester/AI Westfália

Westfália prepara uma grande celebração para marcar suas três décadas de emancipação político-administrativa. O “Westfália  em Festa – 30 anos” será realizado  de 19 a 22 de março de 2026, no Parque Municipal de Eventos, com feira comercial, agropecuária, industrial e de serviços, além de espaços para entidades e órgãos públicos.  A venda de estandes contará com benefícios para associados da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Westfália (Aciswest) e demais empresas locais.

Estão previstas também apresentações artísticas e culturais, atividades esportivas, jogos germânicos, desfile temático com participação de escolas, produtores rurais e comunidade, atrações voltadas ao público infantil, bandinha típica e trenzinho especial como alternativa para deslocamento no parque, principalmente para idosos. Também já estão confirmados o tradicional Baile da Melhor Idade no dia 19 , o Encontro de Soberanas no dia 21, e o Show da Família no dia 22.

Ainda estão programados  festival gastronômico, encontro da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), seminário de turismo e simpósio de agricultores. Haverá espaços para agroindústrias familiares, artesanato, turismo e praça de alimentação, com restaurante oficial. “O município trabalha junto à Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado para a organização da feira da agricultura familiar, estimulando a cadeia produtiva”, destaca a vice-prefeita e presidente da comissão organizadora, Simone Landmeier.

A valorização das tradições germânicas também será reforçada com incentivo ao uso de trajes típicos, inclusive o tradicional sapato-de-pau, além de rodas de conversa na Língua Westfaliana Brasileira, dialeto da Língua Alemã muito presente na cidade.

 

A realização é da Prefeitura de Westfália, com apoio da Associação Cultural Westfaliana e da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Westfália (Aciswest). O lançamento oficial será no dia 21 de novembro, em evento voltado a convidados, entidades e imprensa, quando serão apresentados o selo e o slogan da festa, que trarão elementos simbólicos como o biscoito, o sapato-de-pau e a herança cultural alemã.

Organização avança com planejamento integrado

A comissão organizadora reuniu-se na tarde dessa quarta-feira, 6, na Câmara de Vereadores, para tratar de temas centrais da estruturação do evento. Em pauta, a ideia inicial do selo e do slogan; apresentação das subcomissões setoriais; participação de entidades parceiras; definição dos espaços da festa; encaminhamentos para captação de recursos estaduais e federais por meio de leis de incentivo; e articulação de apoio junto a patrocinadores.

Simone destacou o empenho. “A comissão tem visitado feiras pelo Estado, oportunidade para observarmos detalhes de organização, ornamentação, infraestrutura e atrativos. Nosso Parque Municipal é amplo e conta com excelente infraestrutura, que até o dia do evento ainda receberá outras melhorias. Vamos ter um evento especial para a nossa comunidade e visitantes, com muita alegria e que contribua para engrandecer ainda mais nosso município”, afirmou.

O prefeito César Juliano Bloemker reforçou o caráter coletivo. “É importante ouvirmos as diferentes subcomissões, cada qual com suas atribuições. A organização de uma grande festa como esta que celebra os 30 anos de Westfália é uma construção em conjunto. Até lá teremos muito planejamento e trabalho”, ressaltou.

A última edição da festa, nos moldes projetados, ocorreu em 2011. Segundo o prefeito, o hiato de mais de 14 anos se deve a diversos fatores, como estiagens severas que impactaram o setor primário e, mais recentemente, a pandemia de Covid-19.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.