A comunidade agrícola voltou a dar exemplo de engajamento com a preservação ambiental. No dia 24 de junho, o município participou do Programa de Recolhimento de Embalagens de Agrotóxicos Vazias e Tríplice Lavadas, quando 2,6 mil unidades foram entregues por produtores. Na soma com os municípios de Poço das Antas e Teutônia, a soma alcançou 9,5 mil embalagens.
Em Westfália, foram disponibilizados 14 pontos de coleta em sociedades esportivas e propriedades rurais, facilitando o acesso e incentivando a adesão dos produtores à campanha. Após a coleta, as embalagens são encaminhadas ao depósito da Associação das Revendas de Defensivos Agrícolas da Região Centro do Rio Grande do Sul (ARDEC), localizado em Cachoeira do Sul.
A iniciativa é promovida anualmente pela Cooperativa Languiru, com coordenação da Fundação Pró-Rio Taquari. Conta ainda com o apoio das prefeituras , da Emater/RS-Ascar e dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, que auxiliam na organização e mobilização dos agricultores.
Para o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Júlio César Francesquet, a adesão dos agricultores demonstra uma crescente conscientização ambiental. “Essa ação fortalece a segurança nas propriedades e promove uma responsabilidade coletiva com o meio ambiente”, destacou.
O prefeito César Juliano Bloemker também enalteceu o comprometimento da comunidade rural. “É motivo de orgulho ver a mobilização dos nossos agricultores em uma iniciativa tão importante. Agradecemos aos parceiros e, principalmente, aos produtores que mostram, com atitudes, o cuidado com o futuro”, afirmou.
A Secretaria Municipal reforça que os agricultores devem manter a prática da tríplice lavagem das embalagens e garantir o armazenamento adequado até a próxima edição da campanha. A ação busca consolidar uma cultura permanente de descarte consciente no meio rural, contribuindo para a sustentabilidade e a saúde ambiental das propriedades agrícolas da região.