A Prefeitura de Westfália intensifica as ações de prevenção e controle da dengue, por meio do trabalho contínuo da Equipe de Endemias. Mensalmente, são realizadas vistorias e pesquisas com armadilhas em diferentes pontos do município para monitorar a presença do mosquito Aedes aegypti.
Com a chegada do período de maior risco e a combinação de calor e chuva frequente, o município passou a divulgar dados estatísticos por bairros, a fim de ampliar o acompanhamento da situação. Os levantamentos apontam a presença de ovos do mosquito nas armadilhas instaladas na cidade. Até o dia 24, eram mais de 500, com destaque para o Bairro Germânia, com 369 focos.
Durante as inspeções, as larvas foram encontradas em locais como piscinas, vasos, baldes e outros recipientes com água parada. A administração reforça que a eliminação desses focos é essencial para prevenir a transmissão da doença e destaca a importância da colaboração da população.
Entre as orientações estão a eliminação de recipientes que acumulam água, a limpeza de calhas e ralos, a vedação de caixas d’água, o descarte correto de pneus e objetos sem uso e a manutenção adequada de piscinas. A Prefeitura ressalta que a prevenção depende da ação conjunta do poder público e da comunidade. Em paralelo, o Setor de Fiscalização começou a notificar proprietários para que efetuem a limpeza de seus terrenos, conforme a lei municipal 1.732/2021.
Focos do mosquito em dezembro
Bairro Germânia – 369
Bairro do Parque – 113
Bairro Bela Vista – 41
Bairro Monte Verde – 40
Bairro Caminhos – Zero