A Avenida 2 Oeste, no Centro Administrativo, foi palco da 4ª edição da Parada Natalina de Teutônia – evento que integrou a programação do Natal que Canta e Encanta – na terça-feira, 17 de dezembro. A atividade uniu traços culturais teutonienses ao legado cultural dos antepassados germânicos e apresentou à comunidade um desfile temático com resgate de memórias, em homenagem ao Bicentenário da Imigração Alemã.
O evento, realizado pela Associação Cultural, Esportiva e Recreativa Teutoniense (Acerte), em parceria com a prefeitura, patrocinadora Premium, reuniu milhares de pessoas, entre espectadores e integrantes do desfile. Ao todo, 24 alas demonstraram antigas tradições natalinas, despertaram curiosidade das novas gerações e saudosismo naqueles que vivenciaram a época dos pinheirinhos enfeitados com algodão, dos colchões de palha e dos brinquedos feitos em casa.
Alunos e representantes dos educandários do município, assim como integrantes de entidades teutonieses, materializaram aquilo que estava na memória: o tradicional Pixurum, o casal Dossmann e Dossfrau, e a aguardada chegada do Expresso Marará. Também, evidenciaram costumes mantidos até hoje, como o preparo dos doces de Natal e a faxina que antecede a data. Ainda, enalteceram o título de Cidade que Canta e Encanta, através de intervenção dos corais municipais.
Com patrocínio Master da Sicredi Ouro Branco RS/MG; patrocínio Prata, Certel Energia; patrocínio Bronze, Reinigend Química, Brasrede, Colégio Teutônia e Telsoni; e apoio Clínica Bell Corpus, Viévi Automóveis e BibiMob Aplicativo de Mibilidade Urbana, a Parada Natalina contou ainda com espetáculo musical do cantor e pianista Rodrigo Soltton, que apresentou seu repertório posicionado no canteiro central do lago do pórtico de entrada do Centro Administrativo, onde recebeu o Papai Noel.
“Tudo foi especialmente pensado para criar uma experiência única, de resgate de tradições, de comunhão, e de celebração por esta data tão significativa. Nosso desejo foi que a comunidade criasse memórias especiais deste tempo, para marcar a história assim como nossos antepassados marcaram”, pontua a secretária de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Teutônia, Glaci Kunzler Dickel.