A orquestra de sopros Musikverein Polling, da Baviera, no sul da Alemanha, se apresenta em seis cidades da região, Serra e Vale do Caí a partir desta sexta-feira, 15. Em todas, a entrada será gratuita.
Com 45 músicos, o grupo trará um repertório que já mobilizou plateias por toda a Europa. O primeiro show vai ocorrer em Colinas, a partir das 20h. Depois, no sábado, 16, será a vez de Barão, e nas duas noites seguintes, em São Pedro da Serra e Feliz.
Em Teutônia, o espetáculo está previsto para a próxima quarta-feira, 20, a partir das 19h30min, no Auditório do Sicredi. O público é convidado a contribuir com 1 kg de alimento não perecível. O Colégio Teutônia e a Associação Cultural, Esportiva e Recreativa Teutoniense (Acerte) são os responsáveis pela recepção, hospedagem e logística dos músicos.
Além de casas de família do município, os artistas vão ser acolhidos em Westfália. Por lá, o grupo subirá ao palco no dia 22, no Ginásio do Flamengo. Na sequência, a orquestra irá para Balneário Camboriú, Curitiba e Rio de Janeiro.
Laços reforçados
Conforme o maestro Lucas Grave, a vinda marca um novo capítulo entre a cidade de Polling e a microrregião de Teutônia. Há cinco anos, o Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia se apresentou no município alemão, seguido por duas turnês da Orquestra de Barão, em 2023 e 2025. Desta forma, chegou a vez da Musikverein Polling retribuir a recepção.
Fundada há mais de 60 anos, a orquestra é presença constante em eventos culturais em Polling, que está situada na região de Pfaffenwinkel e abriga um histórico mosteiro. Entre as suas apresentações mais marcantes, estão concertos realizados nos jardins do Vaticano e na Basílica de São Pedro, em 2016.