16 de abril de 2025
21ºC | Chuva

SABEDORIA E FÉ

Deus entre nós

Opinião de Pedro José Ritter, padre e pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário

Por: Padre Pedro Ritter

29/08/2024 | 16:32 Atualização: 05/03/2025 | 14:16

“A Palavra de Deus se fez carne e veio morar entre nós” (Jo 1,14)

Deus veio fazer morada entre nós, humanos, que vivemos num pequenino planeta, chamado Terra, com 3,8 bilhões de anos de existência, inserido neste imenso Universo, ou como alguns afirmam, Multiverso. Quando paramos e pensamos no que tudo isto significa, parece-nos estranho, um Deus feito carne, identificando-se com a nossa fraqueza, respirando nosso ar, sentando-se conosco à mesa, alegrando-se com nossas vitórias e sofrendo com os nossos problemas.

Ele nos ensinou a amar, perdoar, cuidar, respeitar o outro. Muitos se aproximaram dele e se tornaram seus discípulos. Outros diziam: “Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria…” (Mt 13,55). Diante dele não podemos ficar como um copo meio-cheio, meio-vazio. É preciso ter atitude.

Nós, cristãos, vivemos muitas vezes em contradição: confessamos com entusiasmo a encarnação de Deus e ao mesmo tempo esquecemos que Cristo continua no meio de nós. Quantas pessoas vivem sua vida num vazio interior insuportável! A pandemia do Covid, as enchentes devastadoras e tantas outras situações potencializam nossa ansiedade. Deus veio reinar entre nós e nos pede confiança; mas Ele, tantas vezes, não tem lugar em nossas vidas.

O evangelista João afirma: “Veio aos seus e os seus não o receberam” (Jo 1,11). Deus sempre busca acolhida em nós, mas parece, muitas vezes, que temos cegueira, fechamos as portas para Deus. Meu irmão, minha irmã, abra os olhos e o coração e contempla a beleza, a graça e a verdade do Filho de Deus e viva sua vida com alegria, fé e esperança!

Pe. Pedro José Ritter
Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Teutônia e Westfália

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.