13 de outubro de 2025
18ºC | Tempo nublado

Cultura

Peça “De grão em grão a gente muda o mundo” chega aos alunos de Teutônia e Estrela

Atividade integra o projeto Cenários Sustentáveis: Arte e Educação para um Futuro Consciente, promovido pela Certel com apoio do Fundo Social do Sescoop/RS

20/08/2025 | 08:37
| Foto: Fabrício Fiel
| Foto: Fabrício Fiel

A peça “De grão em grão a gente muda o mundo” chega, nesta semana, nas cidades de Teutônia e Estrela. A atividade integra o projeto Cenários Sustentáveis: Arte e Educação para um Futuro Consciente, promovido pela Certel com apoio do Fundo Social do Sescoop/RS. Selecionado em edital exclusivo voltado a cooperativas, o projeto recebeu investimento de R$ 200 mil e pretende alcançar mais de 10 mil estudantes da rede pública até setembro, em nove municípios do Rio Grande do Sul.

A pré-estreia do espetáculo aconteceu no dia 28 de julho, no Auditório do Sicredi em Teutônia, em uma sessão aberta à comunidade. A turnê da peça iniciou no dia 8 de agosto, já passou por Arroio do Meio, São Francisco de Paula e Bom Retiro do Sul, e seguirá viagem até setembro, com apresentações exclusivas para estudantes do ensino fundamental, especialmente em cidades atingidas pelas enchentes.

A montagem aborda, de forma lúdica e acessível a crianças e adolescentes, temas atuais e urgentes como enchentes, descarte de lixo, reciclagem, questões socioeconômicas e culturais, responsabilidade ambiental e sustentabilidade, sempre com toques de humor e reflexão.

Na narrativa, a catadora de lixo Cida encontra a estudante Ana, curiosa em entender melhor seu trabalho. Esse encontro serve de fio condutor para discutir a separação e o descarte correto dos resíduos. Cida, uma mulher humilde e descrente da humanidade após anos lidando com o lixo e a poluição, vai sendo transformada pela visão otimista e cheia de esperança da jovem Ana. Ao longo da trama, uma figura misteriosa surge para costurar os atos, deixando recados sobre a importância da reciclagem e do cuidado com o planeta.

A peça tem direção de Marcelo Brentano e elenco formado pelas atrizes Tuti Kerber, Isadora Gerhardt e Angélica Pott.

Além do espetáculo teatral, o projeto Cenários Sustentáveis contou ainda com outras duas iniciativas, que já foram realizadas nos meses de maio e junho: oficina de instrumentos com material reciclável, ministradas pelo músico e professor Harry Baukaut, e palestras educativas sobre reciclagem e compostagem, conduzidas pela equipe da Recic de Lajeado.

A realização cultural é da Brentano Projetos e Eventos Culturais.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.