Prezados leitores, hoje me dou conta de que um novo mês iniciou a poucos dias. Quase finda este ano. Percebo que a gente anda tão atribulado, que muitas vezes nos esquecemos de coisas básicas. Vivemos rodeados de compromissos, uma agenda que parece nos sufocar. É demanda doméstica, é demanda do trabalho e também necessidade pessoal. Os dias parecem que escorrem por entre nossos dedos e se esvaem no tempo. O que temos feito deles?
Em meio a tudo isso, às vezes, esquecemo-nos de quem somos, e a quem verdadeiramente podemos recorrer. Hoje escrevo estas palavras pensando justamente nesta tribulação, que toma conta de nós e nos faz aflorar a ansiedade pelo que vem ainda à frente.
É preciso parar, sutilmente se reencontrar e perceber o aqui e agora. Vejo que temos muitas necessidades reais, desejos e sonhos. Percebo que precisamos reaprender a olhar o que verdadeiramente é essencial e prioritário em nosso viver. Diante de nós sempre haverá uma grande demanda de tarefas, mas em nós pulsa a sede do encontro, da partilha, o desejo de viver em plenitude. Acalma teu coração. Aquieta-te em Deus. Observa, permite, respire regularmente e deixa a vida fluir em ti.
Quando nós nos sentimos assim cansados e ansiosos pelo amanhã, precisamos parar, olhar em nossa volta e repousar no abraço aconchegante de Deus. Vejam o que fala o salmista no salmo 46. “¹ Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem-presente na angústia.” É ele que aquieta essa nossa inquietação. Vamos observar, sentir a vida que pulsa em nós, vamos sentir a brisa do sopro renovador que cada dia o Senhor nos oferece.
Neste mês de setembro, temos um gracioso testemunho do salmista, que afirma com força e fé “O Senhor é o meu refúgio e a minha fortaleza meu socorro bem presente em todos os momentos”. Ouse com coragem parar, descansar, respirar com suavidade. Não corra tanto, caminhe com tranquilidade. Ouse apreciar a beleza da criação de Deus, ouse ter coragem e paciência para melhor te relacionar com os que tu amas e contigo também. Ouse com coragem buscar o colo de Deus, se lançar na proteção Dele e nele encontrar refúgio. O ontem foi, o que temos é o aqui e agora, o amanhã deixa pra Deus. Viva leve, viva com fé e com sabedoria. Lindo mês para todos nós.