O Recital de Música de Westfália – Polos Comunitários foi realizado na última terça-feira, 23, no Casarão Cultural, com apresentações de alunos das turmas de clarinete, flauta transversal, saxofone, trompete e trombone. Mais de 30 estudantes participaram da atividade, acompanhados por seus professores, em atividade que encerrou o ciclo de seis meses de oficinas. Muitos, tiveram a primeira experiência em público.
De acordo com a professora de flauta transversal, Ana Carolina Bueno, a realização contribui para aproximar a comunidade da música e ampliar o acesso à cultura. O projeto das oficinas de música é desenvolvido pela Associação Cultural Westfaliana, com patrocínio de Certel, Klain Alimentos, Metanox e JRK Soluções, e financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), Pró-Cultura, Secretaria da Cultura e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Oficinas
Atualmente, mais de 100 alunos participam das atividades, que abrangem flauta soprano, flauta transversal, clarinete, saxofone, trompete, trombone, tenor horn, teclado, acordeon, violão, guitarra e baixo elétrico. O projeto atende crianças, jovens e adultos, sem exigência de pré-requisitos.
As aulas ocorrem no Casarão Cultural, nas quintas e sextas-feiras, nos turnos da manhã e da tarde, e são gratuitas. A próxima apresentação dos alunos está prevista para a Feira do Livro de Westfália, em outubro. Segundo o prefeito César Juliano Bloemker, as oficinas representam um investimento em cultura e contribuem para a formação da comunidade.