A centenária tradição do Tiro Rei (Schützenfest), competição de tiro ao alvo na modalidade carabina apoiada, foi, mais uma vez, celebrada ao longo deste domingo, 5, na Associação Cultural e Recreativa de Linha Clara. 45 atiradores, (18 mulheres e 27 homens) participaram da disputa que, culminou, no fim da tarde, com a eleição da nova corte do Tiro Rei. Cada um tinha direito a três disparos.
A composição da corte para a próxima temporada será a seguinte: Rei Ariberto Magedanz; 1º cavalheiro, Wilson Wiebusch; 2º cavalheiro, Erick Mathias Wasem; Rainha, Mariane Wiebusch; 1ª princesa, Aneli Krützmann; 2ª princesa, Gisela Von Mühlen e Melhor Atirador, ou seja, aquele que somou a maior pontuação, Décio Francisco Schneider. A coroação oficial está prevista para o dia 7 de março de 2026, no igualmente tradicional “Baile do Rei”.
“Participo há 42 anos, é uma conquista inédita. Esta faixa não me faz melhor, nem pior do que ninguém, e é dedicada a todos vocês, que cultivam esta tradição. Também dedicada a todos que construíram esses 115 anos de tradição”, afirma o rei Ariberto Magedanz. Mariane destacou que “durante a semana falou sobre o desejo de que queira ser a rainha e conseguiu”.
Em paralelo, a Rota Germânica promoveu o “2º Tiro Germânico na Schützenfest”, evento que possibilitou a prática ao público em geral. Além disso, a programação contou com almoço colonial, danças alemãs, coral, bandinha e visita ao museu Antick Haus Bergmann, que fica próximo ao local do evento, além da recepção com café da manhã e música na residência da 1ª princesa de 2024, Deise Brackmann.
Nova Corte
Rei: Ariberto Magedanz
1º cavalheiro: Wilson Wiebusch
2º cavalheiro: Erick Mathias Wasem
Rainha: Mariane Wiebusch
1ª princesa: Aneli Krützmann
2ª princesa: Gisela Von Mühlen
Melhor Atirador: Décio Francisco Schneider
Corte de 2024
Rei: Dalvane Wehrmeier
1º cavalheiro: Eloir Rückert
2º cavalheiro: Vilson Wiebusch
Rainha: Mildi Wilsmann
1ª princesa: Deise Brackmann
2ª princesa: Daiane Stapenhorst
Melhor atirador de 2024: Ademio Krützmann