A Associação Cultural e Esportiva Fluminense será palco, nos dias 9 e 10 de outubro, da 3ª Feira do Livro de Westfália, que neste ano traz o tema “Westfália: Onde o passado abraça o futuro”. O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, e contará com programação diversificada.
A Feira reunirá estudantes, professores, famílias e comunidade em dois dias de atividades culturais, teatrais e musicais, além da presença de livrarias, autores e convidados especiais.
Programação cultural e educativa
Na quinta-feira,9, a programação inicia às 9h, com a abertura oficial da feira e visitação aos estandes. Às 10h15min e às 15h, o público poderá assistir à peça teatral “O Livro, o Lixo e o Rei”. Às 13h30min, o destaque será a visita do mascote do projeto Elefante Letrado, iniciativa que incentiva o gosto pela leitura entre crianças e jovens.
À noite, a feira ganha tom musical com o show do Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia e do Grupo Movimentu’s, às 19h, seguido de apresentação de stand-up com Nona Gema, às 20h30min.
Na sexta-feira,10, a partir das 7h20min e 13h15min, os estudantes participarão de momentos interativos com autores das obras trabalhadas em sala de aula, além da Experiência Astronômica – Planetário Urânia e visitação à feira.
O encerramento será à noite, com programação especial que inicia às 19h, com a Orquestra Municipal de Westfália, concurso de oratória, lançamento do livro do escritor Élio Dahmer, concurso de paródia, apresentação do Coral Municipal Juvenil e a premiação dos concursos (escolha do logo da Feira, oratória, paródia e do 17º Concurso de Fotografias de Westfália. As livrarias Kadernus e Wessel estarão presentes, com ampla variedade de títulos e gêneros literários.
Identidade visual
A ilustração oficial da III Feira Municipal do Livro foi criada pela estudante Ágatha Alves Zuege, do 5º ano A da EMEF Vila Schmidt. O trabalho da aluna foi o vencedor do concurso que escolheu o logo da Feira, iniciativa que mobilizou cerca de 120 estudantes do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental das quatro escolas municipais de Westfália.
O concurso teve como objetivo envolver estudantes e professores no processo de elaboração e desenvolvimento da feira, incentivando que a comunidade escolar fizesse parte do evento de maneira significativa. Os participantes deveriam criar uma ilustração alinhada ao tema “Westfália: onde o passado abraça o futuro”, expressando a essência da cultura e da identidade local. A estudante vencedora receberá um vale-livro no valor de R$ 300,00.
O prefeito César Juliano Bloemker destaca a importância da Feira do Livro como ação que une educação, cultura e valorização da comunidade local. “É um investimento direto na formação humana e cultural de nosso município. A leitura amplia horizontes, desperta o pensamento crítico e fortalece valores que desejamos ver crescer em nossa sociedade. É um momento de encontro entre gerações, em que a cultura, a arte e o conhecimento se unem em torno do livro e da educação. Westfália tem orgulho de cultivar a leitura como parte essencial da formação de seus cidadãos.”
O secretário de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Roque Lindemann, ressalta o trabalho contínuo das instituições de ensino na formação de novos leitores. “As escolas de Westfália realizam um trabalho permanente de valorização da leitura, integrando-a ao cotidiano dos estudantes de forma criativa e significativa. A Feira é a celebração desse processo, quando os alunos têm a oportunidade de vivenciar o contato com autores, participar de atividades literárias e descobrir o prazer de ler. Ler é abrir janelas para o mundo, e cada página vira uma nova possibilidade de aprender e sonhar”, conclui.