30 de novembro de 2025
26ºC | Tempo nublado

6º Festival de Música de Teutônia

Mais de 200 instrumentistas participam de dia com aulas e ensaios

Programação da noite contou com apresentações do Coral Municipal de Teutônia e do Quinteto Guarany

21/11/2025 | 08:36
| Foto: Divulgação Colégio Teutônia
| Foto: Divulgação Colégio Teutônia

O 6º Festival de Música de Teutônia viveu nesta quinta-feira, 20, a segunda noite de sua intensa programação cultural, que teve início na quarta-feira, dia 19, e segue até domingo, dia 23. Consolidado como uma das principais iniciativas de formação musical do Vale do Taquari e do Rio Grande do Sul, o evento oferece ao público e aos participantes uma ampla agenda gratuita, reunindo músicos, estudantes e apreciadores da arte.

Ao longo dos cinco dias de Festival, serão realizados 16 cursos gratuitos conduzidos por 19 professores convidados de diferentes regiões do Brasil. Os cerca de 200 festivaleiros, vindos de mais de 30 municípios do Estado, já estão vivendo a rotina musical completa: manhãs e tardes dedicadas às aulas e oficinas, que totalizam aproximadamente 25 horas de formação, e noites reservadas a apresentações abertas ao público, incluindo recitais, grupos instrumentais e grandes formações. A programação contempla instrumentos como flauta transversal, clarinete, violino, guitarra, contrabaixo elétrico, bateria, teclado e acordeon, além do canto coral.

Professor de Música do Colégio Teutônia e integrante da comissão organizadora, Harry Baukat destacou a empolgação do primeiro dia completo de atividades. “Foi um dia intenso, com muitos acordes soando pelos diferentes ambientes do Colégio Teutônia. Conversamos com professores ao longo das aulas e todos valorizaram o engajamento dos instrumentistas, alguns participando pela primeira vez de um evento com essas características. Há muita interação e troca de experiências”, avaliou.

A diretora do Colégio Teutônia, Fabiane Dentee Wommer, reforçou o significado do evento para a instituição e para o município. “O Festival celebra a arte, o talento e a força da cultura e da comunidade. Nos enche de orgulho receber a todos. A música tem esse poder transformador, de nos conectar e sensibilizar”, ressaltou.

Coral Municipal de Teutônia e Quinteto Guarany

A noite de quinta-feira recebeu duas atrações no Auditório Central do Colégio Teutônia. A primeira delas foi o Coral Municipal de Teutônia, fundado em 1983 e mantido pela Secretaria da Cultura. Com cerca de 30 cantores sob a regência do maestro Martin Altevogt, o grupo preserva a tradição do canto coral herdado da colonização germânica, que levou Teutônia a receber, em 2017, o título de Capital Nacional do Canto Coral. Ao longo de sua trajetória, o Coral lançou dois álbuns, em 2015 e 2020, reforçando sua missão de manter viva essa paixão pela música coletiva.

Na sequência, o Quinteto Guarany subiu ao palco com repertório marcado pela expressividade e pela interpretação singular da música brasileira. Formado por Ana Carolina Bueno (flauta transversal), Juliana Torres Correia dos Reis (clarinete), Isac Costa Soares (trompete), Diego Ramires da Silva Leite (trombone) e maestro Lucas Eduardo Grave (piano), o grupo apresentou ao público uma sonoridade vibrante, fruto também da experiência vivida na primeira turnê internacional realizada em março de 2025, com apresentações em quatro cidades da Alemanha.

Além da programação cultural, o segundo dia também deu início aos ensaios da Orquestra do Festival, que reúne todos os instrumentistas e professores na preparação para a grande apresentação de encerramento no domingo.

O Festival é uma realização da Associação Cultural, Esportiva e Recreativa Teutoniense (Acerte), com apoio cultural do Colégio Teutônia e da Prefeitura de Teutônia, patrocínio de Certel e Sicredi Ouro Branco e financiamento por meio do Pró-Cultura RS, Secretaria da Cultura e Governo do Estado.

Programação segue até domingo

– 21 de novembro: oficinas e ensaios durante o dia; Concerto com o grupo Vocal 5, às 19h, no Auditório Central do Colégio Teutônia;

– 22 de novembro: oficinas e ensaios ao longo do dia; Recital dos Estudantes, às 19h, no Auditório Central do Colégio Teutônia;

– 23 de novembro: oficinas e ensaios durante o dia; encerramento com Orquestra do Festival, Orquestra Acadêmica e Grande Coro, às 18h, na Prefeitura de Teutônia.

 

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.