30 de novembro de 2025
26ºC | Tempo nublado

Festival de Música de Teutônia

Espetáculo no Centro Administrativo movimenta a noite de domingo e encerra programação

Com mais de 200 participantes, evento teve cinco dias de cursos, oficinas e apresentações abertas ao público

Por: Assessoria de Imprensa

24/11/2025 | 09:04 Atualização: 24/11/2025 | 09:56
Apresentações em palco montado sob a Rua Coberta atraíram centenas de espectadores. Foto Leandro Augusto Hamester / Divulgação
Apresentações em palco montado sob a Rua Coberta atraíram centenas de espectadores. Foto Leandro Augusto Hamester / Divulgação

Grande espetáculo na noite deste domingo, 23, no Centro Administrativo, marcou o encerramento do 6° Festival de Música de Teutônia. Diante do público, os mais de 200 participantes apresentaram o resultado dos ensaios ao longo dos cinco dias de evento. Houve shows da Big Band, formada por músicos dos instrumentos de sopro; da Orquestra Acadêmica, composta por alunos pré-selecionados pelos professores; e da Grande Orquestra do Festival, reunindo todos os estudantes e docentes dos cursos.

A programação do festival iniciou na última quarta-feira, 19. Neste edição, o evento contou com participantes entre 5 e 60 anos e diferentes níveis técnicos, vindos de mais de 30 municípios do Rio Grande do Sul. Durante os cinco dias, 19 professores convidados conduziram 16 cursos e oficinas nas dependências do Colégio Teutônia.  As manhãs e tardes foram dedicadas às atividades formativas, enquanto as noites ofereceram recitais e demais apresentações.

A última apresentação coincidiu com o início da programação natalina do município. A Grande Orquestra executou a canção “Bate o Sino” durante a chegada do Papai Noel, seguida do acendimento das luzes do Centro Administrativo.

“Foram cinco dias muito especiais, com o som ecoando pela escola. Tivemos a participação de 200 alunos, isso nos enche de orgulho e deixa a nossa cidade cada vez mais promissora para esses eventos”, ressalta a diretora do Colégio Teutônia, Fabiane Dentee Wommer. Segundo ela, o intercâmbio cultural e a troca de saberes entre professores e participantes, de diferentes regiões e idades, deixam um legado muito importante para Teutônia.

Nos discursos durante o evento de encerramento, o prefeito Renato Altmann afirmou que a música é um dos principais eixos culturais do município e o festival se consolida como uma das principais atividades no setor. O vice-prefeito, Evandro Biondo, destacou que o Festival “ampliou a movimentação cultural e a participação do público”. Já o presidente da Sicredi Ouro Branco, Neori Ernani Abel,  enfatizou a relevância do evento para a formação musical teutoniense.

O Festival foi realizado pela Associação Cultural, Esportiva e Recreativa Teutoniense (Acerte), com apoio cultural do Colégio Teutônia e da Prefeitura de Teutônia, patrocínio de Certel e Sicredi Ouro Branco e financiamento via Pró-Cultura RS, da Secretaria da Cultura e do Governo do Estado. A próxima edição está prevista para 2027.

 

 

Músicos apresentaram peças ensaiadas durante as atividades formativas do festival. Foto: Leandro Augusto Hamester/Divulgação

 

Houve shows da Big Band, Orquestra Acadêmica e Grande Orquestra do Festival. Foto: Leandro Augusto Hamester/DIVULGAÇÂO

 

Próxima edição do Festival de Música de Teutônia está prevista para 2027. Foto: Leandro Augusto Hamester/Divulgação

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.