A noite de domingo, 30, marcou o início oficial da programação natalina em Westfália com a abertura da Lichtefest – Festa das Luzes e Tradições Westfalianas. Mais de mil pessoas passaram pela Vila Temática Dossland, que se transformou em ponto de encontro para música, tradição e celebração comunitária.
A Orquestra Municipal abriu as apresentações, seguida pelo acendimento da primeira vela da Coroa de Advento. Logo depois, o público acompanhou a leitura e uma música cantada pelos Amigos do Sapato de Pau no dialeto da Língua Westfaliana Brasileira. O palco recebeu, ainda, uma apresentação da categoria juvenil do Grupo de Danças Westfälische Tanzgruppe, que realizou coreografias com sapato de pau.
A prévia do Presépio Vivo, encenação que será apresentada na íntegra no dia 20 de dezembro, destacou o envolvimento de moradores que dão vida à representação do nascimento de Jesus. O Coral da cidade encerrou as performances.
Além das atrações culturais, o evento contou com o primeiro sorteio da Lichtefest Premiada, que distribuiu cinco vales-compra de R$ 500 entre consumidores do comércio local. A noite seguiu com o show de fogos, acendimento da decoração natalina e chegada do Papai Noel no Trem Valentino. Horas antes, o bom velhinho percorreu as ruas, posou para fotos e distribuiu balas.
Ambientação
A ambientação da Lichtefest ganhou reforço neste ano com projeto de iluminação de Edemar Immich e decoração das casinhas enxaimel, que receberam elementos do Museu do Vô Liro, localizado em Linha Paissandu. O público também pôde visitar estandes de artesãos e acompanhar a participação das soberanas e representantes da Melhor Idade. A programação continua nos dias 13, 14, 19, 20 e 21, com entrada gratuita.