15 de janeiro de 2026
24ºC | Tempo nublado

TRÂNSITO EM TEUTÔNIA

Alterações no trânsito do Bairro Canabarro entram em vigor nesta quarta-feira

Reorganização viária altera sentidos de duas ruas e amplia vagas de estacionamento para melhorar a fluidez e a segurança no bairro

Por: Assessoria de Imprensa

05/01/2026 | 13:54 Atualização: 05/01/2026 | 14:29
Rua 31 de Março, em frente à empresa Picadilly, é um dos pontos que terão modificações. Foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Teutônia
Rua 31 de Março, em frente à empresa Picadilly, é um dos pontos que terão modificações. Foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Teutônia

Anunciadas no mês passado, as mudanças no sistema viário do Bairro Canabarro entrarão em vigor nesta quarta-feira, 7. A informação foi divulgada pela Prefeitura na manhã desta segunda-feira, 5. Segundo o comunicado, as alterações “visam ” qualificar a mobilidade urbana, aumentar a segurança viária e reorganizar o fluxo de veículos em uma das regiões mais movimentadas de Teutônia”.

De acordo com a Coordenadoria de Trânsito, a sinalização horizontal já foi concluída, enquanto a implantação da sinalização vertical está em fase final. Entre as principais mudanças,  estão as modificações dos sentidos de circulação em duas vias consideradas estratégicas. A Rua Guilherme Schneider Sobrinho, no trecho entre as ruas Arnaldo Krug e Tiradentes, passará a ter sentido único no eixo Norte–Sul, partindo da Vila Esperança, próxima ao trilho do trem, em direção ao Mercado Ávila e ao Agrocenter. A medida tem como objetivo reduzir conflitos de circulação e organizar o fluxo em um ponto de intenso tráfego diário.

Já a Rua 31 de Março, no trecho compreendido entre as ruas Tiradentes e Arnaldo Krug, terá sentido único Sul–Norte, a partir da loja Pillar até a esquina com a Arnaldo Krug, também na Vila Esperança. A alteração complementa a reorganização da malha viária e busca promover maior equilíbrio no trânsito e mais segurança aos usuários.

Outra intervenção prevista ocorre na Rua 31 de Março, em frente à empresa Picadilly S/A, entre as ruas Costa e Silva e Frederico Leopoldo Gerhardt. No local, o estacionamento será reorganizado para o formato oblíquo, o que deve, segundo a Coordenadoria, ampliar a oferta para cerca de 50 vagas. A iniciativa visa reduzir a pressão por espaço na Rua Capitão Schneider, onde a demanda é elevada, além de melhorar a rotatividade e atender às necessidades do comércio local.

As modificações fazem parte do Plano Diretor de Mobilidade Urbana e seguem as diretrizes da Lei Federal nº 12.587/2012, que estabelece a Política Nacional de Mobilidade Urbana. Estudos técnicos realizados pela Coordenadoria apontaram a necessidade de readequações no eixo Norte–Sul do bairro, atualmente sobrecarregado e com registros frequentes de congestionamentos, especialmente na área central.

A Coordenadoria Municipal de Trânsito orienta moradores, comerciantes e motoristas a redobrarem a atenção à nova sinalização. Nos primeiros dias após a implementação, equipes estarão nas ruas para auxiliar no período de adaptação, orientar condutores e esclarecer dúvidas sobre as mudanças.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.