IPTU 2026

Teutônia concede até 15% de desconto para pagamento antecipado

Desconto padrão é de 10%. Quem estiver em dia com a Fazenda até 31 de dezembro de 2025, terá mais 5% de

Por: Assessoria de Imprensa

09/01/2026 | 11:33
Foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Teutônia/ Divulgação
Foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Teutônia/ Divulgação

A Administração de Teutônia inicia, a partir desta segunda-feira,12, a entrega dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2026. Contribuintes que optarem pelo pagamento antecipado poderão obter até 15% de desconto, conforme previsto na legislação municipal.

O desconto padrão é de 10% para pagamentos efetuados até 15 de março de 2026. Já os munícipes que estiverem em dia com a Secretaria da Fazenda, sem pendências até 31 de dezembro de 2025, terão direito a um desconto adicional de 5%, o que totaliza os 15%. Esse benefício extra é válido exclusivamente para a primeira data de vencimento.

Além do prazo de março, o município estabelece outras duas datas para pagamento em cota única, com descontos progressivos: 7% até 15 de abril e 4% até 15 de maio de 2026. Para quem não puder quitar o imposto à vista, haverá a opção de parcelamento em cinco vezes, com vencimentos bimestrais nos meses de março, maio, julho, setembro e novembro de 2026.

Retirada

Os carnês do IPTU 2026 podem ser retirados presencialmente nas capatazias dos bairros Teutônia, Alesgut e Canabarro, além da Sala 14 do Centro Administrativo, com impressão na hora. Também é possível imprimir o documento pela internet, por meio do site https://teutonia.rs.gov.br/ , na área “Atendimento ao Cidadão”, opção “Consulta Débitos” e a base “IPTUGEO”.

Outra alternativa é a solicitação das guias de pagamento pelo WhatsApp da Secretaria da Fazenda, no número (51) 98577-0329. O pedido deve conter o nome completo e o CPF do proprietário, além da indicação da guia desejada. Devido à alta demanda no período, o município orienta que os solicitantes aguardem o retorno do setor. O pagamento também pode ser feito via PIX, por meio do QR Code disponível na guia.

A Prefeitura destaca que o IPTU é um tributo integralmente revertido ao município, sendo aplicado em áreas como saúde, educação, obras, lazer, esporte, cultura, turismo, iluminação pública, geração de emprego e renda.

Isenção

A isenção do IPTU está prevista em Lei Municipal e deve ser requerida junto à Secretaria da Fazenda, na sala 14 do Centro Administrativo, antes do pagamento do tributo. Nesse caso, terá que efetuar apenas o pagamento da taxa de coleta de lixo. Para obter o benefício, o contribuinte deve preencher os seguintes requisitos previstos em lei:

* Ter um único imóvel escriturado em seu nome, destinado para sua própria residência, sendo obrigatória a apresentação da matrícula do imóvel atualizada;

* Não possuir débitos perante a Secretaria da Fazenda;

* E se enquadrar em, ao menos, dois dos seguintes critérios: imóvel de até 60 metros quadrados; renda mensal do casal de até 3 salários mínimos; e idade superior a 65 anos.

Há também isenção específica para proprietários de imóveis em tratamento contra câncer ou portadores de HIV, mediante comprovação por laudo médico e exames, desde que o imóvel seja utilizado como residência própria ou fonte de renda auxiliar. Mais informações podem ser obtidas junto à Secretaria da Fazenda ou pelo telefone (51) 3762-7750.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.