O deputado Sergio Peres (Republicanos) assumiu a presidência da Assembleia Legislativa na tarde dessa terça-feira,3, na sessão solene que marcou a retomada dos trabalhos no Plenário 20 de setembro. Empossado para o quarto e último ano da 56ª legislatura, o parlamentar substitui Pepe Vargas (PT), que esteve à frente dos trabalhos ao longo de 2025.
Em sua primeira entrevista, Peres destacou o compromisso com pautas municipalistas e defendeu recursos maiores para as cidades, a fim de auxiliar as prefeituras a “enfrentarem os problemas locais de cada comunidade”. Ao mesmo tempo, sustentou a necessidade de alteração do pacto federativo para que a ampliação das responsabilidades dos executivos seja acompanhado pelo devido aporte financeiro.
Segundo o presidente, a intenção é realizar entre sete e dez reuniões regionais paras debater as demandas pelo interior afora. Ainda, discorreu sobre a importância da atividade turística e o apoio aos agricultores. Aos 57 anos, Peres é natural de Santo Antônio da Patrulha e está no seu quarto mandato. Essa é a primeira vez que um parlamentar do Republicanos chega ao cargo máximo do parlamento gaúcho.
—– Mesa Diretora – 2026
Presidente: Sergio Peres (PL)
1º Vice-presidente: Dr. Thiago Duarte (União)
2º Vice-presidente: Adolfo Brito (PP)
1º Secretário: Vilmar Zanchin (MDB)
2º Secretário: Pepe Vargas (PT)
3ª Secretária: Delegada Nadine (PSD)
4º Secretário: Paparico Bacchi (PL)
Suplentes: Delegado Zucco (Republicanos), Luiz Marenco (PDT), Professor Cláudio Branchieri (Podemos) e Gaúcho da Geral (PSD).