O frigorífico de suínos da Languiru será vendido. A informação foi dada pelo secretário de Administração de Poço da Antas, Romeu Forneck, na noite dessa segunda-feira, 14, na tribuna da Câmara de Vereadores.
De acordo com o titular da pasta, a negociação envolve o repasse da unidade para o Sicoob, um dos credores da Languiru. Posteriormente, o agente financeiro fará a venda para a JBS.
O secretário afirmou que o Município estudava a elaboração de um projeto de lei, que seria remetido ao Legislativo, para isentar a cooperativa do pagamento de Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) em uma das duas etapas da negociação. Contudo, a própria lei do incentivo fiscal do município permite o benefício. O movimento teria sido solicitado pelo presidente liquidante da cooperativa, Paulo Birck.
“Hoje, nós estaríamos trazendo um projeto de lei para viabilizar essa transação, mas nós vimos que o nosso instrumento jurídico, nossa lei de incentivo fiscal, já dá conta do pedido que recebemos. Na semana passada, tivemos o prazer da visita do liquidante Paulo Birck, da Languiru, e como seu superintendente administrativo e colega do Conselho Fiscal. Vieram nos apresentar uma demanda para que essa operação se viabilizasse para a venda do frigorífico para a JBS, que voltou a cena mostrando interesse pela aquisição”, explicou o secretário.
Forneck acrescentou que parte do valor a ser recebido com a venda será utilizado para amortizar dívida com o Badesul. Confira o trecho em que o secretário Romeu Forneck explica a negociação aos vereadores, a partir do minuto 29 neste link .