20 de maio de 2025
26ºC | Tempo limpo

1ª MOSTRA DE CINEMA ITINERANTE

Alunos de escolas municipais mergulham na magia do cinema

Animação “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu, que concorreu ao Oscar em 2016, foi exibido para estudantes das EMEFs Guilherme Sommer e Teobaldo Closs

25/04/2025 | 15:05 Atualização: 25/04/2025 | 15:06
Exibições ocorreram nessa quarta-feira, para aproximadamente 200 alunos | Foto: Andrieli Magedanz/Markitanda/divulgação
Exibições ocorreram nessa quarta-feira, para aproximadamente 200 alunos | Foto: Andrieli Magedanz/Markitanda/divulgação

Na quarta-feira, 23, cerca de 200 alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Guilherme Sommer e Teobaldo Closs, de Teutônia, participaram da 1ª Mostra de Cinema Itinerante. O projeto transformou os espaços escolares em salas de exibição, levando o mundo do cinema para dentro da rotina escolar e proporcionando aos estudantes uma experiência cultural diferenciada.

Pela manhã, os alunos da EMEF Guilherme Sommer assistiram “O Menino e o Mundo”, filme do diretor brasileiro Alê de Abreu, que concorreu ao Oscar de melhor animação em 2016; já à tarde, a exibição foi para os estudantes da EMEF Teobaldo Closs. Após as sessões, os alunos tiveram a oportunidade de conversar com o cineasta Maciel Fischer e com a publicitária Andrieli Magedanz, responsáveis pela realização do projeto, esclarecendo dúvidas e refletindo sobre os temas abordados no filme.

Idealizado por Andrieli Magedanz, que também atua como fotógrafa, e com o apoio do cineasta Maciel Fischer, o projeto Cinema Itinerante foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, por meio do Ministério da Cultura do Governo Federal, em parceria com a prefeitura de Teutônia. A mostra já havia passado anteriormente pela EMEF 24 de Maio, em outubro do ano passado, e agora amplia seu alcance com novas sessões.

Saiba mais

“O Menino e o Mundo” traz uma narrativa sensível e poética contada apenas por meio de imagens e sons. A animação narra a jornada de um garoto em busca do pai, abordando de maneira simbólica temas como desigualdade social, impactos ambientais e as transformações do mundo contemporâneo.

Para Maciel Fischer, cada sessão é uma nova experiência: “A interpretação do filme pode variar de acordo com a vivência de cada espectador. Eu mesmo já o assisti várias vezes e, em cada uma delas, percebi novos detalhes”, aponta.

A 1ª Mostra de Cinema Itinerante tem o objetivo de reafirmar o poder do cinema como ferramenta de educação, inspiração e transformação, levando cultura de qualidade para as escolas e despertando nos jovens o olhar crítico e sensível diante das realidades do mundo.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.