O Salão do Esporte Clube Avante foi o local para a celebração dos 150 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Andrade Neves, neste sábado, 10. Cerca de 250 pessoas compareceram ao evento.
A instituição, que fica em Boa Vista Fundos, interior de Teutônia, promoveu um café colonial para a comunidade escolar. Além do encontro entre alunos, pais, funcionários e ex-alunos, ocorreram também apresentações artísticas.
Construída no sistema de mutirão colonial, a instituição teve sua aula inaugural no dia 17 de abril de 1875, com cerca de 20 alunos oriundos das famílias recém-instaladas nos lotes. Eles vieram da Colônia Alemã de São Leopoldo.
De acordo com o escritor Guido Lang, seis a oito gerações, de filhos de produtores rurais, “assentaram-se nos bancos da modesta escolinha rural”.
A estimativa de estudantes matriculados é de 2 a 3 mil pessoas, ao longo da sua história. O ensino corrente, de 1875 a 1939, advinha no idioma alemão. Desde 1939, predomina a língua portuguesa.
Atualmente, são 18 estudantes matriculados entre o 1º o 5º ano. A diretora é Francieli Janaina Merlo. Ao todo, são cinco professoras. A manutenção é realizada pela prefeitura de Teutônia. Saiba mais na coluna “Andrade Neves: 150 colunas de uma escola comunitária”, publicada por Lang há algumas semanas no Informativo Regional.