5 de julho de 2025
12ºC | Tempo nublado

SABEDORIA E FÉ

Cristo Rei

Opinião de Frei Luis Carlos Barbieri

Por: Frei Luis Carlos Barbieri

28/11/2024 | 15:41 Atualização: 05/03/2025 | 14:16

O Evangelho de Jo 18,33b-37, nos apresenta a cena dramática da prisão de Jesus e o interrogatório de Pilatos. É nessa hora que Jesus anuncia que é rei. “Tu o dizes : eu sou rei. Eu nasci e vim ao mundo para isto, para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz” (Jo 18, 37-38). Portanto, o ápice do reinado de Jesus é: o serviço, o amor a Deus, ao próximo, a doação, a verdade, a gentileza e a gratuidade.

O livro do Ap. 1, 5-8, já nos primeiros versículos, anuncia que Jesus é o príncipe dos reis da terra. O autor nos quer mostrar esse primado. O reinado de Jesus potencializa toda humanidade, que, através do seu sangue, nos libertou dos nossos pecados para que nós tivéssemos vida plena em Deus. Daniel anuncia a vinda do filho de Deus como vencedor das forças do mal. Jesus é um rei por excelência diferenciado. Ele não quer a servidão, mas, sim, pessoas livres, dispostas a servirem e a se doarem ao reino de Deus. Por isso, a realeza de Jesus consiste em viver como verdadeiros irmãos no dia-a-dia, pois nós fomos criados à imagem e semelhança de Deus. Nós somos fruto do amor do criador.

O único meio de viver com a realeza é através da doação, o único meio de ser poderoso é fazer o bem a cada dia sem medida, a única forma de possuir é dar sem medida. Eu serei rei a partir do instante que compreendo que o único trono que vale a pena buscar é o céu, vivendo a cada dia o amor, a gratidão e a misericórdia até o fim da vida, para termos a vida eterna junto de nosso rei.

Frei Luis Carlos Barbieri 
Ordem dos Frades Menores - Taquari

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.