Na manhã deste sábado, 5, a Escola Estadual de Ensino Médio Gomes Freire de Andrade, do Bairro Languiru, Teutônia, realizou a 2ª Mostra Científica e a 2ª Feira do Livro. O evento ocorreu no ginásio de esportes do educandário.
Ao todo, foram 31 trabalhos em exibição, tendo a sustentabilidade como temática central. Um deles, inclusive, incentiva a troca de livros entre os estudantes. Participam alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental até os do 3º Ano do Ensino Médio, sendo que cada turma é responsável pela produção e apresentação de um projeto.
Um dos projetos destaca a Casa Viva, em Linha Wink, divisa entre Teutônia e Estrela, de propriedade de Lauderson Holz. A residência é construída com barro, garrafas e outros materiais. Possui telhado verde que absorve a chuva e contribui para uma temperatura interna mais agradável ao longo do ano. A construção da casa foi abordada em matéria especial do Informativo Regional em 2018.
A Gomes Freire possui atualmente 817 alunos, a maior do município em número de estudantes, além de 39 professores e 20 funcionários. É considerada escola referência da 3ª Coordenadora Regional de Educação (3ª CRE).