Divulgar as atividades e notícias relacionadas à Escola Municipal de Ensino Fundamental São Jacó e assuntos de interesse da comunidade local. Com este viés, foi lançado oficialmente, na tarde dessa quarta-feira, 16, a primeira edição do jornal escolar “São Jacó Alerta”.
De acordo com a diretora da escola, Almerinda da Costa Silva, a ideia de produzir um jornal local foi da aluna Marina Schwan, prontamente aceita pelos demais colegas do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, nas oficinas do Turno Integral. “Uma das alunas sugeriu e os demais logo toparam. De início, eles trouxeram recortes e informações de acontecimentos nacionais e mundiais, mas decidimos que a temática deveria ser local, focando nos acontecimentos da nossa escola e da comunidade de São Jacó”, reforça. Com apoio da supervisora educacional do município, Patrícia Storck Ghisleni, a diretora trabalhou os aspectos da redação e fez a revisão dos textos.
Do ato de lançamento, realizado na própria escola e conduzido pelos 11 alunos que integram a oficina, participaram o vice-prefeito e secretário de Educação de Teutônia, Evandro Biondo (MDB), demais integrantes da secretaria, professores, pais, comunidade e demais estudantes. As principais metas do trabalho são: auxiliar os estudantes a desenvolver o senso crítico; promover o protagonismo estudantil; e estimular o olhar atento às questões da comunidade e do cotidiano escolar.
A ideia do grupo é aprofundar os conhecimentos relacionados à produção jornalística e visitar os veículos de imprensa do município, inclusive o jornal Informativo Regional, nas próximas semanas. A periodicidade do “São Jacó Alerta” é semestral e a impressão é realizada em folhas tamanho A4, dobradas ao meio.