O Coral Cristo Rei promoverá seu 26º Encontro de Corais neste sábado, 26. Dez coros, oriundos de Teutônia, Westfália, Paverama, Colinas, Brochier, Salvador do Sul e Marques de Souza, se apresentarão a partir das 19h30, no ginásio da Comunidade Católica Cristo Rei, no Bairro Languiru. Cada grupo entoará duas canções.
Após a exibição dos talentos vocais, um jantar será servido por integrantes do coral, com auxílio de membros da comunidade e amigos. No cardápio, churrasco de rês, suíno e galeto, acompanhado de arroz, massa, molho e saladas.
A programação deve adentrar a madrugada com baile conduzido pelo Grupo Flor de Maio, de Paverama. Os ingressos serão comercializados na entrada do evento pelo valor de R$ 55,00. O lucro arrecadado será destinado ao custeio das atividades do coral e ao complemento da remuneração do regente, que tem parte do salário paga pelo município.
26 anos de história
O evento marca a celebração do 26º aniversário do Coral Cristo Rei, fundado em 1999. “Na época, o grupo de canto das missas sentiu necessidade de melhorar seu desempenho. Convidaram um regente para auxiliá-los e acabou surgindo a ideia de começar um coral”, relembra Fabiano Eckel, corista e presidente da Associação de Coros de Teutônia (Acote).
Atualmente, o grupo luta para – junto a outros 24 coros – preservar o título de Capital Nacional do Canto Coral, concedido oficialmente a Teutônia em 2017. A tradição, no entanto, acompanha o município desde sua colonização.