Westfália conheceu, no último sábado, 11, na Casa da Oase, as integrantes da nova corte de soberanas para os anos de 2025 a 2027. O evento reuniu familiares, autoridades, convidados e a comunidade, que prestigiou o concurso de forma presencial e também pela transmissão ao vivo nas redes sociais. Onze candidatas concorreram ao título.
Representante da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Westfália (Aciswest) Lívia Giovana Horn, 21 anos, foi coroada Rainha; Luize Sofia Ahlert, 19 anos, representante do Grupo de Danças Alemãs Westfälische Tanzgruppe, é a 1ª Princesa; e Alana Raquel Horst, 21 anos, do Esporte Clube Juventude, a 2ª Princesa. As soberanas receberam premiação em dinheiro, R$ 2 mil para a Rainha e R$ 1 mil para cada Princesa .
Avaliação e preparação
As candidatas foram avaliadas nos quesitos cultura, beleza, simpatia e comunicação, em processo que envolveu diferentes etapas: prova escrita sobre história e aspectos gerais do município, gravação de clipes temáticos com a apresentação de pontos turísticos e locais simbólicos, e o desfile na passarela.
A avaliação considerou 20% para a prova escrita, 20% para o videoclipe temático, 20% para o desempenho no Encontro de Soberanas (comunicação, postura e elegância) e 40% para o desfile final (simpatia, beleza e desenvoltura).
O desfile teve como jurados convidados a professora e ex-soberana de Teutônia, Maica Sofia Plantholt; a Rainha de Poço das Antas, Daniele Beatriz Schirmer; a jornalista Luciana Brune, primeira-dama de Roca Sales, Isabel Slaghenaufi; e o publicitário Cristiano Braga Duarte. A orientação artística e coreográfica foi conduzida por Josias Brauers.
Despedida e homenagens
Outro momento emocionante da noite foi o desfile de despedida das soberanas do período 2020/2025, Maica Cristina Wahlbrinck e Maíza Cristini Wahlbrink, A presença das ex-soberanas do município de diferentes períodos também deu brilho especial à cerimônia, reforçando a tradição e o legado construído por todas que já vestiram a faixa de Westfália.
O prefeito César Juliano Bloemker destacou o simbolismo do evento para a comunidade. “Mais do que um concurso, é uma celebração da nossa cultura, da beleza, da simpatia e, principalmente, da dedicação de jovens que têm orgulho de representar a nossa terra”, afirma.
O secretário de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Roque Lindemann, também ressaltou o papel das jovens como embaixadoras da cultura local. “Cada candidata trouxe consigo a coragem e o desejo de vestir com amor o nome de Westfália e de continuar um legado construído com dedicação e carinho”, conclui.
Novos passos
A nova corte fará sua estreia oficial no dia 21 de novembro, durante o lançamento da 5ª edição da “Westfália em Festa – 30 anos”, que ocorrerá entre os dias 19 e 22 de março de 2026. “É um dos dias mais felizes da minha vida. Foi uma jornada linda para todas as candidatas. Cada uma vai levar um aprendizado para a vida. E agora vai ser uma trajetória linda da nossa corte”, definiu Alana ao fim do desfile.
“Participar desse concurso foi a realização de um sonho que eu alimentava desde pequena. O processo foi lindo, cheio de aprendizados que vamos levar para o resto da vida. Acredito que a nova corte vai representar muito bem o município por todo o Estado”, destacou Luize, emocionada.
“Participar da escolha das soberanas foi a realização de um verdadeiro sonho. É uma honra representar Westfália. Ainda está ‘caindo a ficha’, mas é uma alegria imensa. Faremos isso com muito amor e dedicação”, disse Lívia, ainda em meio à emoção do momento.