23 de abril de 2025
17ºC | Tempo nublado

ADMINISTRAÇÃO 2025/2028

“Não podemos confundir crescimento com desenvolvimento”

Com equipe formada, governo eleito projeta prioridades. Atração de empresas, mobilidade urbana e vagas em creches estão entre os desafios

12/12/2024 | 11:21 Atualização: 08/01/2025 | 10:33
Prefeito e vice-prefeito eleitos responderam questionamentos dos representantes dos veículos de imprensa da região (Foto: Marco Mallmann)
Prefeito e vice-prefeito eleitos responderam questionamentos dos representantes dos veículos de imprensa da região (Foto: Marco Mallmann)

O primeiro escalão do prefeito eleito Renato Altmann (PSD) foi anunciado em coletiva no dia 5 de dezembro, na CIC Teutônia. O chefe do Executivo acumulará a função de secretário de Planejamento, Mobilidade Urbana e Segurança Pública, enquanto Evandro Biondo (MDB), além de vice-prefeito, assumirá como secretário de Educação. Isto representa a economia de mais de R$ 17,9 mil mensais.

Altmann destacou que um dos critérios adotados é que todos os secretários são de Teutônia. Ele buscou conciliar a parte técnica com a parte política para formar a equipe. “Precisamos de bom atendimento, acolhimento e humanização dos nossos secretários. A relação entre as pessoas é sempre um grande desafio, mas a comunidade pode ter certeza de que não faltará mobilização, determinação, foco e, principalmente, vontade de trabalhar, na nossa equipe”, ressaltou.

O futuro mandatário detalhou que a transição está sendo harmônica. “Claro que teremos a realidade ‘nua e crua` da situação a partir de 2 de janeiro, mas não estaremos procurando desculpas. Pedimos um pouco de paciência à população. Certamente, a curto prazo, já estaremos entregando resultados”, previu.

Vagas em creches

O prefeito eleito apontou que um dos principais gargalos é a falta de vagas nas escolas de Educação Infantil. “De forma oficial, respondido pela transição, temos, atualmente, a falta de 496 vagas em creches”. Ele destacou que a primeira ação será reorganizar as escolas municipais infantis já existentes, para abrir mais vagas nessas estruturas, e não descartou parcerias com outros educandários, como as escolas comunitárias e as escolas particulares (Colégio Teutônia e CNEC-Ieceg), para abrir novas turmas.

Financiamentos

Questionado sobre captação de empréstimos, Altmann garantiu que sempre foi favorável. “A única coisa que precisa é analisar o momento”.

Ele lembrou que, durante seus governos anteriores, fez quatro empréstimos e quitou três, ficando para a administração seguinte, no final de 2016, o do PAC (governo federal), que teve prazo maior e juro mais baixo. “Não existe um tabu com relação a isso. Se for viável e se, no final, trouxer economia, vamos fazer. Por exemplo, para a compra de novas máquinas, se tivermos que financiar, chega de gastar em oficinas e manutenção. Precisamos ter máquinas novas, atender bem o agricultor e manter nossas estradas”.

O futuro prefeito mencionou os problemas das pavimentações. Disse que muitas delas estão fissuradas e trincadas, permitindo a penetração da água. “Se deixarmos mais três ou quatro anos daquela forma, quando perdermos o subleito, o custo de recuperação será altíssimo”.

Acerca da atração de novas empresas, apontou que uma das grandes necessidades dos empreendimentos teutonienses é, justamente, a falta de mão de obra.

Ele também enfatizou que não pretende trazer investimentos a qualquer custo. “Precisamos ter responsabilidade, porque, senão, acaba não sendo justo com as nossas empresas, que fazem parte da nossa história. E é importante diferenciar: não podemos confundir crescimento com desenvolvimento. Queremos trazer empresas que foquem na renda, que remunerem melhor nossos trabalhadores”, garantiu.

Palavra do vice

Biondo chamou atenção para as tragédias das enchentes. Insistiu que a administração trabalhará com foco na sustentabilidade ambiental em todas as suas ações. Também reconheceu que as parcerias efetivas da iniciativa privada serão muito importantes para alcançar resultados positivos na administração pública. “Já estamos trabalhando para tentar iniciar o ano da melhor forma possível. Nosso objetivo é melhor a qualidade de vida e colocar nosso município no local de protagonismo que ele merece”, completou.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.