25 de agosto de 2025
12ºC | Tempo nublado

EM SÃO PAULO

Paratleta de Paverama participa do Camping Escolar 2025

Ao longo dos sete dias de programação, Tais da Costa Silva vivenciou a rotina de um atleta de alto rendimento. De volta ao RS, se prepara e busca apoio financeiro para os próximos campeonatos

Por: Sara Ávila

29/07/2025 | 10:52 Atualização: 29/07/2025 | 11:31
Com 15 anos, Tais da Costa Silva pratica voleibol sentado, natação e parabadminton | Foto: divulgação CPB
Com 15 anos, Tais da Costa Silva pratica voleibol sentado, natação e parabadminton | Foto: divulgação CPB

A paratleta de Paverama Tais da Costa Silva, 15 anos, participou do Camping Escolar pelo terceiro ano consecutivo. O evento ocorreu entre os dias 20 e 26 de julho no Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro, localizado no Parque Fontes do Ipiranga, zona sul de São Paulo.

Promovida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a programação tem o objetivo de oferecer a jovens, com idades entre 12 e 17 anos, a oportunidade de vivenciar uma semana na rotina de um atleta de alto rendimento. Na 2ª fase de 2025, foram 124 participantes de diferentes regiões do país. A 1ª, de 26 de janeiro a 1º de fevereiro, contou com 129.

Além do voleibol sentado, praticado por Tais, outras nove modalidades estiveram envolvidas: atletismo, natação, parabadminton, bocha, halterofilismo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, futebol PC e basquete em cadeira de rodas (3×3). Ao longo dos sete dias, os atletas realizaram treinos em dois turnos, avaliações físicas e funcionais e receberam orientações técnicas.

As atividades iniciavam às 7h, com o café da manhã, e encerravam às 22h, com intervalos para refeições e momentos livres. Palestras formativas, como as do Programa Bolsa Atleta e de Psicologia Esportiva, e avaliações específicas com a equipe de Ciências do Esporte do CPB, também integraram o cronograma.

“O Camping Escolar é importante para descobrirmos se é realmente isso que queremos, além de nos proporcionar novos aprendizados, novas vivências. Os treinos são maravilhosos e o pessoal de lá virou uma segunda família”, afirma Tais.

Os custos com hospedagem, alimentação, transporte e uniformes dos participantes são responsabilidade do CPB, que conta com patrocínio através da Lei de Incentivo ao Esporte, do governo federal.

> Conheça a trajetória de Tais da Costa Silva no quadro Ilustre Cidadão.

Próximos passos

De volta ao RS, Tais se prepara para os próximos campeonatos. Entre os dias 23 e 29 de agosto, competirá na II Etapa Nacional de Parabadminton 2025, promovido pela Confederação Brasileira de Parabadminton (CBBd). Com ela, outros cinco atletas da Associação Esporte+, de Porto Alegre. O evento ocorre em Cuiabá, Mato Grosso.

Nos dias 18 e 19 de outubro, a paratleta disputará o Campeonato Brasileiro de Jovens de Natação, no Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro. No mês seguinte, de 24 a 29, participará das Paralimpíadas Escolares, também em São Paulo.

Já em dezembro, ela representará o estado no X Brasileiro de Parabadminton e V Campeonato Brasileiro “Diego Mota” de Jovens, que ocorrerá entre os dias 2 e 5 na Arena Carioca 2, na capital Rio de Janeiro.

No entanto, o transporte, bem como a alimentação e a hospedagem, deverá ser custeado pela família, que afirma não ter condições de financiar as viagens. Para viabilizar sua participação nos eventos, Tais lançou duas campanhas: um “PIX Solidário” e uma rifa, em que serão sorteados dois ganhadores. O primeiro receberá uma camiseta do Grêmio autografada por todos os jogadores; e o segundo, uma gargantilha de prata, além de um sabonete e um creme hidratante da marca Natura.

Como ajudar

As iniciativas estão sendo amplamente divulgadas em sua página no Instagram (@silvataisdacosta). A chave PIX para contribuições de qualquer valor é 031.993.500-03 (CPF).

Já para participar da rifa, é necessário entrar em contato pelo WhatsApp (51) 92002-7547 e solicitar à Ísis, prima de Tais. Cada número custa R$ 10,00. O sorteio será realizado no dia 15 de dezembro.

A atleta também busca por patrocínios empresariais. Instituições interessadas podem entrar em contato pelo WhatsApp (51) 99635-3266 ou pelo Instagram de Tais.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.