26 de junho de 2026
12ºC | Tempo limpo

ACOLHE RS

Estado lança programa de apoio à aprendizagem de estudantes estrangeiros

Projeto será implantado de forma piloto em escolas com maior presença de alunos nascidos em outros países; matrículas passaram de 2,3 mil para 8,3 mil desde 2020

Por: Assessoria de Imprensa

26/06/2026 | 09:36
Alunas venezuelanas Karla e Luisciana comandaram a apresentação do evento. Foto: Gustavo Perez/Ascom
Alunas venezuelanas Karla e Luisciana comandaram a apresentação do evento. Foto: Gustavo Perez/Ascom

O governo do Rio Grande do Sul lançou, na quinta-feira,25, o projeto Acolhe RS, voltado ao acolhimento de estudantes migrantes e refugiados nas escolas estaduais. A iniciativa da Secretaria da Educação (Seduc) será implantada inicialmente em formato piloto, em instituições localizadas nas regiões com maior número de alunos estrangeiros.

A cerimônia ocorreu no auditório do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), com a presença de representantes de órgãos públicos, organizações internacionais, gestores, educadores e estudantes. A apresentação do evento foi conduzida pelas alunas venezuelanas Karla Alejandra Viamonte Lezana e Luisciana del Valle Maurera Ruiz, matriculadas em escolas estaduais de Erechim.

O projeto prevê estratégias para reduzir barreiras de acesso, permanência e aprendizagem enfrentadas por estudantes vindos de outros países. Também inclui ações pedagógicas voltadas à integração linguística e sociocultural.

A medida ocorre em meio ao crescimento da presença de migrantes e refugiados na Rede Estadual. Em 2020, havia 2.384 matrículas de estudantes estrangeiros. Em 2026, o número chegou a 8.368. A maior variação foi registrada na região de Erechim, onde a 15ª Coordenadoria Regional de Educação passou de 77 para 1.113 alunos de outros países, alta de 1.402,9%.

Segundo a secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, a proposta deve ser ampliada futuramente para toda a rede. “Este é um projeto-piloto que queremos expandir para toda a Rede Estadual e que esperamos que possa inspirar outras redes de ensino do país”, afirmou.

O Acolhe RS foi desenvolvido pela Seduc em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur). Entre os materiais previstos estão o Guia de Acolhimento de Estudantes Migrantes e Refugiados, conteúdos de sensibilização, formação online para profissionais da educação, jogos e recursos didáticos.

Outro eixo do projeto é o curso de Português como Língua de Acolhimento (Plac), com aulas presenciais nas escolas participantes. As turmas serão divididas em três níveis — básico, intermediário e avançado —, cada um com carga horária de 60 horas ao longo de um semestre letivo.

Durante o lançamento, a Seduc e o Acnur assinaram uma carta de intenções para o desenvolvimento de ferramentas de apoio pedagógico. A programação também contou com apresentação do projeto e debate com diretores das primeiras escolas que receberão a iniciativa.

Participaram do painel representantes de instituições de Porto Alegre, Caxias do Sul e Erechim, que relataram experiências e desafios no acolhimento de estudantes migrantes. Ao longo do evento, autoridades destacaram a importância da articulação entre Estado, escolas e entidades parceiras para garantir acesso, permanência e pertencimento aos alunos e suas famílias.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.